Defeso

O QUE É O PERÍODO DE DEFESO?

Defeso é o período em que as atividades de caça, coleta e pesca esportivas e comerciais ficam vetadas ou controladas. É uma medida adotada para proteger os organismos durante as fases mais críticas de seus ciclos de vida, como a época de sua reprodução ou de seu maior crescimento.

O período de defeso é estabelecido de acordo com a época de reprodução em que as espécies se reproduzem. Nesse intervalo, a pesca é proibida, favorecendo assim, a sustentabilidade das espécies, que podem se reproduzir com segurança.

No Brasil, o período de defeso é estabelecido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).



DIFERENTES ESPÉCIES, DIFERENTES DEFESOS

Cada espécie tem o seu período de defeso, de acordo com sua época de reprodução. Por isso, é comum a sazonalidade de pescados.

A Fitmare respeita o período de defeso e defende a atividade sustentável. Este é um dos principais motivos que explicam a sazonalidade de vários pescados, que só estão disponíveis em determinados períodos do ano.

Como alternatuva, esses pescados podem ser encontrados congelados e consumidos normalmente. A Pescados Verdemar possui toda a sua linha de pescados congelados para atender o ano inteiro os seus clientes.